1. Do Objetivo Geral
A GINCANA MUNICIPAL DA JUVENTUDE tem como propósito integrar a juventude da nossa
comunidade e promover momento de lazer, colaboração e interação para os mesmos. A Gincana Municipal
em 2023 tem como tema; “JUVENTUDE E CIDADANIA”. Essa gincana é um dos maiores eventos
municipais voltados para juventude ao longo dos anos e o principal no que diz respeito a celebração do que
é ser jovem, quanto a recreação, filantropia, esporte, ações socioculturais, enfim. O evento consegue fazer a
mobilização de todas as classes sociais mostrando a força, a garra, o talento e a responsabilidade da juventude
Axixaense.
2. Da Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora será composta pelos seguintes membros:
Diretoria Municipal de Juventude;
Diretoria Municipal de Esportes;
Secretaria Municipal de Assistência Social;
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal de Finanças;
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal de Transportes;
Conselho Tutelar;
3. Das Equipes
3.1. A idade mínima para participar da gincana municipal é de 16 anos.
3.2. Cada equipe poderá ser composta por no mínimo 50 e no máximo 70 participantes devidamente inscritos
na ficha de participação entregue pela Secretaria de Juventude e Esportes.
3.3. O nome das equipes deverá ser escolhido alinhado ao tema da gincana municipal 2022; “JUVENTUDE
E CIDADANIA”. Não podendo conter termos pejorativos, palavras ofensivas ou palavras de cunho
apelativo.
4. Das Comissão Fiscal, Organizadora e Julgadora
4.1. A comissão fiscal e organizadora será composta por Funcionários das Secretarias Municipais, tais como;
Secretaria de Juventude e Esportes, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de
Transportes e Secretaria Municipal de Saúde.
4.2. Será nomeado um presidente de cada comissão que terá autoridade por dirimir qualquer dúvida não
prevista neste regulamento.
4.3. A comissão julgadora será composta por pessoas não residentes em Axixá a fim de não haver vínculos
com integrante de qualquer uma das equipes. Buscando o máximo de imparcialidade possível. Será escolhido
um presidente da mesa julgadora afim de informar ou notificar a Comissão Organizadora sobre alguma
irregularidade.
5 Da Inscrição
5.1. As inscrições das equipes deverão ser efetuadas através da ficha de inscrição disponibilizadas pela
Secretaria de Juventude e Esportes e Secretaria Municipal de Assistência Social, que deverá ser entregue na
Biblioteca Virtual ou Centro do Idoso (localizado na praça do Mercado) ou enviado por e-mail para
secju.axixatocantins@gmail.com, até as 23h59min do dia 4 de setembro de 2023.
5.2. . Cada equipe deverá inscrever 2 líderes, com idade mínima de 18 anos, que serão responsáveis por
representar sua equipe sempre que solicitados pela equipe organizadora;
5.3. Os integrantes inscritos na ficha de inscrição entregue a comissão organizadora, serão os participantes
que estarão apitos a participar das atividades, provas e etc.
5.4. Os integrantes inscritos na ficha de inscrição entregue a comissão organizadora, terão de usar uma
identificação durante todos os eventos oficiais da Gincana Municipal, tais como; prévias da gincana, carreata,
eventos esportivos e dia cultural. Essa identificação poderá ser através de crachá, pulseira, identificação
escrita na camiseta da equipe, etc. a ser definido pela comissão organizadora.
5.5. Os integrantes inscritos na ficha de inscrição entregue a comissão organizadora, não deverão em hipótese
alguma se envolver em qualquer tipo de algazarra, tais como; discussões com agressão física, depredação de
patrimônio público ou privado, vaias, desrespeito a comissão organizadora ou aos jurados. O
descumprimento desse, pode resultar na expulsão do integrante e a penalidade de 10 pontos para a sua equipe.
5.6. Cada Equipe terá opção de realizar no máximo 5 trocas de membros, que por ventura não puder
participar. Tal alteração só poderá ser feita com o consentimento do participante desistente, a alteração
deverá ser comunicada a comissão organizadora até 30 minutos antes início da carreata.
6 Das Provas
6.1 A primeira prova a ser realizada na Gincana Municipal 2023, será a prévia da Gincana, que acontecerá
no dia 22 de setembro de 2023. A concentração será na praça da Igreja São Francisco de Assis.
6.2 A primeira prova será uma prévia do evento, tendo como finalidade a participação de até 80% do
elenco inscrito na lista de participação de cada equipe.
6.3 Ficará sobe a responsabilidade da comissão organizadora a ficha de assinatura de cada equipe, tendo
que ser assinada pelo integrante ali inscrito, não havendo fraude ou falsificação desta assinatura.
Tarefas Filantrópicas
6.2 No dia 5 de outubro as tarefas de cunho social serão entregues na Biblioteca Virtual e no Centro do Idoso
a ser dividido através de sorteio entre as equipes.
6.3 O horário e local da entrega por equipe, serão determinado pela equipe Organizadora e será comunicado
para os líderes de equipe através de ligação ou por mensagem de WhatsApp, E-mail ou outro.
6.4 Os materiais descritos no item 6.8, terão pontuação de 05 pontos para cada brinquedo, sendo Obrigatório
a apresentação de até 50 brinquedos cada equipe. A equipe que apresentar mais que 50 brinquedos, a
pontuação será reduzida, valendo 01 ponto para cada brinquedo que ultrapassar os 50.
6.5 As pontuações das tarefas antecipadas serão divididas da seguinte forma:
CESTA BÁSICA BRINQUEDOS INFANTIS
Cesta completa 10 pontos Cada Brinquedo 05 Ponto
Cesta incompleta (-1 ponto para cada item que faltar) Cada Brinquedo Extra 01 Ponto
Cada cesta completa Extra 01 ponto
6.6 Cada cesta básica equivale a 10 pontos, cada equipe deverá entregar obrigatoriamente 15 cestas básicas.
Para cada cesta básica além das 15, contará com uma pontuação reduzida, valendo um 1 ponto cada.
.7 Os itens à compor a cesta básica serão:
01. ARROZ (Pac.05 kg)
02. AÇUCAR (Pac.02kg)
03. FEIJÃO (Pac.01kg)
04. OLÉO (900ml)
05. MACARRÃO (Pac.300g)
06. BISCOITO AGUA E SAL (Pac.400g)
07. FLOCÃO (Pac.500g)
08. CAFÉ (Pac.250g)
OBS: As cestas deverão ser entregues devidamente embaladas e organizadas, contendo todos os itens acima
descritos.
6.8 Cunho Educacional (Brinquedos Infantis):
Bonecas, Carrinhos, Jogos infantis, Bola de futebol, vôlei e etc.
OBS: Os brinquedos acima citados, não são obrigatórios, servindo apenas de orientação para as equipes. Mas
todos os brinquedos apresentados pelas equipes, obrigatoriamente deverão ser novos.
CARREATA E DESFILE
7.1. CARREATA 2023: Cada equipe terá que se mobilizar para conseguir carros, motos, bicicletas e etc.
para participar da carreata de abertura da Gincana 2023. A ser realizada no dia 6 de outubro de 2023.
A concentração será no Bairro Santa Rita, as equipes serão divididas para se organizarem em ruas do Bairro.
7.1.1 PONTUAÇÃO DA CARREATA: Cada equipe terá que apresentar 30 motocicletas e 20 carros. A
pontuação para a equipe que cumprir, será de 10 pontos, mais 0,5 ponto para cada veículo a mais que
comparecer.
MOTOCICLETA CARRO
30 Motocicletas = 10 Pontos 20 Carros = 10 Pontos
+1 Motocicleta = 0,5 +1 Carro = 0,5
Exemplo: 50 motocicleta ao todo = 20 pontos Exemplo: 50 carro ao todo = 20 pontos
7.1.2 Cada equipe obrigatoriamente deverá ter 01 carro de som automotivo/trio na frente da sua equipe.
Pontuação de 10 pontos para cumprimento da prova.
7.1.3 Cada equipe deverá fazer sua própria organização (Balões, faixas, roupas típicas, maquiagem,
animadoras e etc.), sendo está organização sujeita a pontuação de 05 à 10 pontos. A equipe julgadora desta
organização, será nomeada pela equipe organizadora do evento, buscando sempre a imparcialidade e não
havendo vínculo afetivo com nenhuma das equipes.
7.2. GAROTO E GAROTA GINCANA 2023: Cada equipe deverá inscrever uma integrante do sexo
feminino e um integrante do sexo masculino para concorrerem ao título de Garoto e Garota Gincana
Municipal 2023. Os candidatos deverão ser naturais e residentes no município. Os candidatos deverão
comprovar ligação com o município por meio de documento e/ou comprovante de residência de qualquer
gênero. Todas as equipes participantes do evento deverão deliberar sobre a participação dos candidatos. O
desfile será nos TRAJES SOCIAL E ESPORTE FINO.
MANHÃ
7.3. GRITO DE GUERRA: Cada equipe deverá apresentar um grito de guerra. É obrigatório que neste,
contenha o nome da Equipe (podendo ser acompanhado de um playback, podendo ser uma paródia de música,
o mesmo deverá ser cantado ou falado ao vivo).
(O tempo máximo da apresentação é de 5 minutos).
7.4. PARÓDIA ACESSIBILIDADE: Cada equipe deverá apresentar uma paródia com o tema
acessibilidade, visando expor ou até mesmo propor soluções para as dificuldades diárias de pessoas com
deficiência.
(O tempo máximo da apresentação é de 5 minutos).
7.5. PERGUNTAS E RESPOSTAS: Cada equipe deverá escolher 1 participante de cada equipe para
responder perguntas de conhecimentos gerais.
7.5. APRESENTAÇÃO CULTURAL: A apresentação sobre a Região Norte do Brasil, cada equipe deverá
elabora através de teatro, música ou dança uma apresentação que caracterize a região norte do Brasil.
(O tempo máximo da apresentação é de 10 minutos).
7.5. REDAÇÃO: Cada equipe deverá escolher um participante para escrever um texto dissertativo
argumentativo, com a temática a ser anunciada no momento da prova.
7.5. PROVA SURPRESA: Cada equipe deverá escolher um participante para participar de uma prova
surpresa a ser dita no momento do evento.
TARDE
7.6 APRESENTAÇÃO TEATRAL: Cada equipe deverá apresentar uma peça teatral com o tema; “A
DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR NO BRASIL”.
(O tempo máximo da apresentação é de 20 minutos).
7.7. PROVAS RETRÔ: As provas Retrô são um conjunto de provas e brincadeiras da infância tais como;
Corrida do saco, ovo na colher, brincadeira da cadeira e etc.
7.8. APRESENTAÇÃO MUSICAL: Cada equipe deverá apresentar um através de dublagem uma Banda,
Grupo ou Cantor Nacional dos Anos 90.
(O tempo máximo para a apresentação é de 7 minutos).
7.9. PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS: A prova será composta por conhecimentos gerais
(patrimônio da humanidade) e atualidades.
7.10. DANÇA NORDESTINA: Cada equipe deverá elaborar uma apresentação de dança do nordeste do
brasil sendo elas:
· 1. Frevo
· 2. Forró
· 3. Bumba meu boi
· 4. Xaxado
· 5. Quadrilha
· 6. Cacuriá
· 7. Pastoril
· 8. Reisado
(O tempo máximo para a apresentação é de 10 minutos).
7.11. GAROTO E GAROTA SUSTENTAVÉL: Cada equipe deverá apresentar um desfile com Trajes
Sociais, feitos com materiais recicláveis aparentes. É obrigatório que no mínimo 80% do traje, seja feito de
material sustentável (reciclável).
8. Da Desclassificação
8.1 A comissão organizadora se dá o direito de desclassificar qualquer equipe que desrespeitar este
regulamento a qualquer momento e o seu próprio critério.
9. Dos Resultados
9.1 O peso de cada etapa (esportiva, filantrópica e cultural) será equivalente para o cálculo de pontuação
geral.
9.2 O resultado da Gincana será divulgado após o término das atividades do dia cultural.
10. Da Premiação
10.1 A premiação seguirá seguindo o descrito abaixo:
PREMIAÇÃO GERAL
Equipe Campeã Geral: R$ 5.000,00
Equipe Vice-Campeã Geral: R$ 3.000,00
Equipe 3° Colocada: R$ 2.000,00
11. Das Considerações Finais
11.1. Qualquer alteração neste edital será divulgada com antecedência aos responsáveis pelas equipes
participantes.
11.2. Quaisquer informações que aqui não estiver, entrar em contato com a Diretoria Municipal de Juventude
através do E-mail: secju.axixatocantins@gmail.com.
_________________________________________________________________
WESLEY LINK SILVA SOUZA
Diretor da Juventude