NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Informativo Há 9 dia(s)

Inauguaração do É PRA JÁ e sala do empreededor de Axixá do Tocantins!

É PRA JÁ sala do empreededor de Axixá do Tocantins.

#Turismo Há 12 dia(s)

3º encontro juntos pelo turismo

Rota Turística: Trilha na Serra do Estrondo.

#Cultura Há 36 dia(s)

Reunião com setor cultural

A Lei Paulo Gustavo dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

#Juventude Há 37 dia(s)

Gincana Municipal 2023

Prefeitura Municipal de Axixá do Tocantins anuncia realização de mais uma Gincana Municipal, data será divulgada pela organização!

#Turismo Há 44 dia(s)

2º Encontro Juntos pelo Turismo

O que é um destino turístico Inteligente?

#Cultura Há 85 dia(s)

AXIXÁ: Prefeitura comemorará Dia do Evangélico com show de Davi Sacer

A prefeitura de Axixá, na região do Bico do Papagaio prepara uma grande festa na cidade [...]

#Desenvolvimento Há 103 dia(s)

Moradores de povoado em Axixá recebem orientação sobre associativismo e cooperativismo

AXIXÁ - Na manhã desta quinta-feira, 15, o prefeito de Axixá Auri-Wulange, vereador Céli [...]

#axixádotocantins Há 120 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito